quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mas a final, o que é e para que serve o blog?


O blog é uma ferramenta muita importante, nos permite postarmos tudo o que fazemos, trabalhos e experiências boas e que deram certo, para que outras pessoas também possam aproveitar e dar sua opnião. Atravéz dele os alunos podem divulgar seus trabalhos e conhecer outros e isso se torna um incentivo para que cada vez os alunos caprixem mais em seus trabalhos e com isso claro que o conhecimento e experiências adquiridos serão ainda maiores e mais significativos, pois exigirá mais pesquisa.

O Hipertexto.



O hipertexto é muito importante, ele serve como ponte para outros textos o que facilita a navegação dos usuários. Em um mesmo texto pode haver várias palavras, sons ou imagens que quando clicados, nos encaminham para outra página onde nesta é possível esclarecer ainda mais o assunto do link anterior, ou do assunto pesquisado.
Alguns pesquisadores acreditam que o hipertexto ocorre somente no meio digital, por permitir o rápido acesso a diversas informações, outros já defendem a ideia de que a representação hipertextual da informação independe do meio. Ou seja também pode acontecer no papel, desde que os direcionamentos de leitura superem o tradicional modelo existentes nas narrativas(começo/meio/fim).
O hipertexto na educação ajuda muito no desenvolvimento do aluno pois devido as diversas possibilidade de leiuras é possível ampliar ainda mais seu conhecimento para produzir seu próprio texto com uma qualidade cada vez melhor.

Navegação a deriva pela internet.


Navegar a deriva é muito bom, pois temos a oportunidade de descobrir e aprender coisas novas, aprofundar conhecimentos, se interar sobre notícias atuais ou não e ver sobre tudo o que acontece no mundo.

- O que é ser professor hoje? - Quem sou eu (professor) neste contexto?

O professor hoje, deve ter uma formação contínua. É importante estar sempre se atualizando, aprendendo coisas novas, pois a sociedade atual está em constantes transformações e a escola e os educadores precisam estar preparados e acompanhar tais evoluções. Eu enquanto professor me preocupo com a qualidade da educação e com minha formação, procuro fazer cursos para aprender novos métodos de trabalho e ampliar meus conhecimentos, pois é muito importante estar sempre inovando e precisamos nos preocupar com a qualidade do ensino de nossas crianças.

O papel das tecnologias nas creches e nas escolas.


As tecnologias nas creches e escolas  permiti o envolvimento de novas formas de ensinar e apender, para isso espera-se que estas desenvolvam um currículo condizente com  a sociedade tecnológica. As tecnologias estão presentes em tudo o que fazemos, e nossas crianças tem uma facildade tão grande e natural para aprender a lidar com as tecnologias que não deve ser ignorado. Por isso a escola deve trabalhar também com esses novos métodos para promover de maneira mais prazeirosa o próprio ensino através de jogos, leituras de histórias,  desenhos. Enfim  , as tecnologias tem o papel de promover maior interação social entre as crianças, pois uma smpre quer ajudar a outra a concluir sua atividade ou jogo, e com isso uma aprende muito com a outra e de uma maneira interativa e natural.

Livros sujeridos

  • O monge e o executivo
  • O corpo fala
  • O pequeno príncipe