quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mas a final, o que é e para que serve o blog?


O blog é uma ferramenta muita importante, nos permite postarmos tudo o que fazemos, trabalhos e experiências boas e que deram certo, para que outras pessoas também possam aproveitar e dar sua opnião. Atravéz dele os alunos podem divulgar seus trabalhos e conhecer outros e isso se torna um incentivo para que cada vez os alunos caprixem mais em seus trabalhos e com isso claro que o conhecimento e experiências adquiridos serão ainda maiores e mais significativos, pois exigirá mais pesquisa.

O Hipertexto.



O hipertexto é muito importante, ele serve como ponte para outros textos o que facilita a navegação dos usuários. Em um mesmo texto pode haver várias palavras, sons ou imagens que quando clicados, nos encaminham para outra página onde nesta é possível esclarecer ainda mais o assunto do link anterior, ou do assunto pesquisado.
Alguns pesquisadores acreditam que o hipertexto ocorre somente no meio digital, por permitir o rápido acesso a diversas informações, outros já defendem a ideia de que a representação hipertextual da informação independe do meio. Ou seja também pode acontecer no papel, desde que os direcionamentos de leitura superem o tradicional modelo existentes nas narrativas(começo/meio/fim).
O hipertexto na educação ajuda muito no desenvolvimento do aluno pois devido as diversas possibilidade de leiuras é possível ampliar ainda mais seu conhecimento para produzir seu próprio texto com uma qualidade cada vez melhor.

Navegação a deriva pela internet.


Navegar a deriva é muito bom, pois temos a oportunidade de descobrir e aprender coisas novas, aprofundar conhecimentos, se interar sobre notícias atuais ou não e ver sobre tudo o que acontece no mundo.

- O que é ser professor hoje? - Quem sou eu (professor) neste contexto?

O professor hoje, deve ter uma formação contínua. É importante estar sempre se atualizando, aprendendo coisas novas, pois a sociedade atual está em constantes transformações e a escola e os educadores precisam estar preparados e acompanhar tais evoluções. Eu enquanto professor me preocupo com a qualidade da educação e com minha formação, procuro fazer cursos para aprender novos métodos de trabalho e ampliar meus conhecimentos, pois é muito importante estar sempre inovando e precisamos nos preocupar com a qualidade do ensino de nossas crianças.

O papel das tecnologias nas creches e nas escolas.


As tecnologias nas creches e escolas  permiti o envolvimento de novas formas de ensinar e apender, para isso espera-se que estas desenvolvam um currículo condizente com  a sociedade tecnológica. As tecnologias estão presentes em tudo o que fazemos, e nossas crianças tem uma facildade tão grande e natural para aprender a lidar com as tecnologias que não deve ser ignorado. Por isso a escola deve trabalhar também com esses novos métodos para promover de maneira mais prazeirosa o próprio ensino através de jogos, leituras de histórias,  desenhos. Enfim  , as tecnologias tem o papel de promover maior interação social entre as crianças, pois uma smpre quer ajudar a outra a concluir sua atividade ou jogo, e com isso uma aprende muito com a outra e de uma maneira interativa e natural.

Livros sujeridos

  • O monge e o executivo
  • O corpo fala
  • O pequeno príncipe

sábado, 9 de julho de 2011

Viajando se aprende muito...

Em uma viajem podemos adiquirir muitos conhecimentos novos! Em nosso país existem muitos lugares lindos que são capazes de transmitir muito encantamento, cultura, conhecimento... Museus lindíssimos espalhados por todo o Brasil, nos mostram muito sobre a cultura e desenvolvimento do nosso país. Igrejas e tantas outras contruções, nos encantam com tamanha beleza e detalhes desenvolvidos nas construções da época.
O nosso Brasil é imenso e maravilhoso e deveríamos conhecer mais nossas maravilhas!